Repagine seus móveis de madeira

IguanaFix

Dar uma nova cor para um móvel já velhinho parece muito fácil: basta escolher a cor, pintar, esperar que seque e colocar a peça de volta no lugar. Mas, algumas dicas podem ajudar que a pintura dure por mais tempo (quem sabe, ‘eternamente’). Por isso, preparamos algumas dicas que você vai querer seguir.

IguanaFix - reforma móveis

As dicas que nós listamos são para móveis de madeira maciça, assim podemos incluir em nossa decoração aquela cômoda que era da nossa avó, ou aquela mesa de centro que está na família há gerações.

Preparação

A primeira coisa que é necessário fazer antes de pintar uma peça é limpá-la bem, especialmente se ela ficou um tempo guardada em uma garagem. Retire todas as gavetas antes de pintar e trabalhe sobre elas separadamente.

Lixar

A seguir, lixe o móvel para retirar a tinta anterior e deixar a superfície lisinha, pronta para receber a tinta. Uma lixa média para madeira deve dar conta do trabalho. Se você for pintar com uma cor contrastante a cor anterior, não é necessário lixar até extrair toda a tinta da madeira. Apenas lixe para retirar o acabamento brilhante do seu móvel.

IguanaFix

Preparar o fundo

Depois que o seu móvel estiver seco e limpo, aplique uma camada de fundo preparador. Isso ajuda na aderência da tinta à madeira e cobre qualquer mancha ou descoloração da madeira.

Lixe novamente

Sim, é necessário lixar novamente! Utilizando uma lixa de madeira fina, lixe levemente o seu móvel entre cada uma das demãos que você aplicar de pintura. Isso ajudará para que sua peça tenha um acabamento mais profissional. Tenha certeza de que você removeu bem toda a poeira que fica ao lixar – um pano de limpeza funciona bem.

Na hora de pintar

Agora que você já tem o seu móvel lixado, com fundo preparador e pronto, é hora de pintar. Para móveis, uma dica seria optar por tintas latex para interiores, com acabamento semi-brilho. Deixamos essa recomendação porque as tintas com acabamento opaco mostram qualquer marca de dedo e imperfeição da pintura, além de ser mais difícil para limpar. Quanto mais brilhoso o acabamento, mais fácil é para limpar.

Aplique finas camadas da tinta escolhida e, repetimos novamente: lixe após cada demão de tinta! Esse cuidado é importante para atingir um acabamento impecável.Aplique de duas a três camadas no total.

InguanaFix

Para pintar há diferentes opções: com spray, com pincel ou com rolo. O ideal seria utilizar um rolo pequeno de espuma para cobrir as partes maiores do móvel e um pincel pequeno de cerdas duras para pintar os detalhes do móvel (curvas e pequenos desenhos) que são mais difíceis de alcançar. Comece pelos detalhes e depois aplique a tinta nas faces maiores. O rolo ajuda a evitar que as pinceladas fiquem visíveis.

Proteção

Depois de aplicar a última demão de pintura, espere 24 horas para que a tinta seque bem. Depois disso, o seu móvel está pronto para selar. A vedação da sua peça é importante, pois oferece proteção extra para o seu acabamento e também facilita a limpeza. Se você estiver usando tinta branca ou muito clara, não é recomendado utilizar poliuretano para selar, pois ele pode deixar a tinta amarelada com o passar do tempo. Para outros tons de cores, isso não ocorre. Você também pode optar por aplicar cera para móveis: aplique o produto escolhido e deixe secar por 15 minutos. Depois, é só polir com um pano até adquirir o brilho que você deseja. Depois de ter selado a sua cômoda, é aconselhável deixá-la sozinha por um ou dois dias antes de usá-la ou tocá-la.

IguanaFix

Recoloque as peças de metal que haviam no seu móvel (no caso de cômodas e móveis com puxadores) e pronto! Você já pode escolher o lugar em que vai posicionar o móvel que você acaba de reformar.

Se depois desse tutorial essa reforma parece um pouco complicada, ou está com pouco tempo para pintar , pode entrar em contato com profissionais em IguanaFix

Transforme sua casa com um jogo de espelhos

Amplie e ilumine os ambiente da sua casa

Os espelhos são peças importantes de decoração, não apenas porque são sensação de amplitude, mas porque iluminam um ambiente. São uma excelente opção para espaços pequenos e para aqueles com pouca luz natural. Outro benefício deste elemento é que adiciona dimensões, o que tornam sua cosa mais atrativa e complexa.

Às vezes ficamos na dúvida quanto ao lugar onde vamos colocar o espelho e que tipo vamos utilizar. Por isso, preparamos dicas para que você possa escolher o melhor lugar e espelho para decorar sua casa.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente o que irão refletir os espelhos. Não o coloque de frente para objetos que você não queira dar destaque na sua casa. Considere as proporções ao selecionar oo tamanho do acessório a ser refletido. Enquanto os espelho grandes, quase nunca serão percebidos, evite colocar uma peça muito pequena sozinha em uma parede grande. A menos que você coloque vários espelhos pequenos, formando uma espécie de colagem. Por último, pense nas molduras. Trate seus espelhos como peças de arte, optando por molduras que componham a decoração.

Estas são algumas opções que você pode usar espelhos na sua casa:

Em frente a uma janela ou objetos especiais

Para que um espaço pequeno se veja grande, posicione espelhos em frente a janelas. O relfexo da paisagem se multiplicará dentro da casa. Se você tem uma vista bonita, aproveite este conselho sem se importar se você tem uma casa pequena ou grande, pois seus espelhos vão se converter em peças de arte por si só.

espejo vista

espejo vista3

espejo vista4

Se você tem algum objeto da sua preferência, seja um quadro ou um móvel favorito, ese o espelho para refletí-lo. Conforme você for mudando a decoração da casa, também pode mudar os espelhos de lugar para destacar pontos diferentes da casa ou apartamento.

espejo vistaa2

espejo vista5

espejopiezaespecial

Sobre uma lareira

A lareira, por si só, transforma-se no ponto central de um ambiente. Instale um espelho sobre ela para dar mais destaque a esse ponto e, ao mesmo, tempo servir de fundo para outros pequenos objetos.

espejo chimena4

espejo chimenea

espejo chimenea2

espejo chimenea3

Em corredores e esquinas

Os corredores são geralmente pequenos e escuros e por isso são espaços perfeitos para a inclusão de um ou mais espelhos. Escolha vários espelhos pequenos e distribua-os de maneira harmônica através do corredor. Ou, então, pendure um ou dois espelhos e combine-os com fotos ou quadros para completar esse espaço. Esta dica também vale para esquinas e cantos da casa, às vezes ficam com pouca iluminação e são difíceis de decorar.

espejo pasillos

espejo pasillos2

espejo pasillos3

Na entrada

É comum encontrar espelhos na entrada das casas. Serve para você dar aquela conferida no look antes de sair de casa, e também iluminam esse espaço. Para o hall de entrada da casa ou apartamento, opte por um espelho grande, que cubra a parede da altura da cintura para cima. Você pode apoá-lo sobre uma mesinha ou fixá-lo na parede. Se você tiver espaço, considere colocar um espelho de corpo inteiro com uma moldura grossa para que a peça se transforme no foco de atenção na entrada.

espejo recibidor3

espejo recibidor2

espejo recibidor

Nos móveis

Uma das últimas tendências em decoração é espelho nos móveis. Desde mesas até cabeceiras de cama agora tem espehos. Aproveite esses móveis para refletir seus acessórios e decorações favoritas.

espejo muebles2

espejo muebles

espejomuebles3

Por último, não esqueça da moldura, já que é um dos elementos que mais definem o espelho, mas também a forma e o tamanho do espelho. Hoje em dia, está muito comum usar vários espelhos, ao invés de um só. Os espelhos sem moldura dão um aspecto moderno e ficam muito bem se aplicados sobre paredes de cores fortes o com papéis de parede.

espejo formas

espejo formas2

espejo formas3

Espelhos pequenos com molduras atrativas se transformam em um objeto decorativo por si só.

espejo

espejo formas4

espejo formas5

espejo formas6

Se você já tem os espelhos, mas está faltando uma ajuda para fixá-los na sua casa, solicite ajuda para IguanaFix para a fixação de espelhos e quadro.