O piso ideal para sua cozinha – Parte 3: Cimento queimado

IguanaFix - Instalação de Pisos

Outro tipo de piso bastante usado nas casas brasileiras é cimento queimado. Seja pela preço, pela praticidade ou pela sua contribuição para a decoração, esse revestimento é uma opção duradoura, de acordo com sua manutenção (que é quase zero).

IguanaFix - Instalação de Pisos

O cimento queimado é um revestimento composto basicamente por cimento, areia e água e isso explica o seu baixo custo e a alta aplicação em diferentes cômodos de casas. Especialmente nas cozinhas, pode dar um ar de rusticidade, ou mesmo de modernidade – com as decorações estilo industriais, baseadas nos apartamentos novaiorquinos.

O primeiro cuidado com esse piso é justamente o profissional que vai realizar a instalação desse revestimento. Para obter um acabamento impecável o pedreiro precisa seguir alguns cuidados para garantir que o ‘queimado’ do cimento fique com o resultado esperado: perfeitamente liso e nivelado!

Não gosta do cinza? É possível incluir corantes na composição da massa e com isso as possibilidades ampliam consideravelmente. Para obter um lindo piso branco, por exemplo, basta optar pelo cimento branco e inclua pó de mármore na massa.

IguanaFix - Instalação de Pisos

Já falamos nos textos anteriores, mas sempre é bom lembrar a questão do alto trânsito que existe na cozinha e a resistência que o revestimento que você vai selecionar deve ter para evitar futuras dores de cabeça. O cuidado com o cimento queimado é incluir juntas de dilatação. Por tratar-se de um piso de uma única peça, inteiro, sofre com o efeito de calor e dilatação. Por isso, essas juntas fazem a movimentação pelo piso e assim evita o surgimento de rachaduras e, futuramente, infiltrações.

Outra opção de divisões é compor com ladrilhos hidráulicos, pastilhas ou outros tipos de piso. Além de ampliar suas possibilidades, podendo criar desenhos como se fossem tapetes, dá ainda mais beleza e personalidade à sua cozinha.

IguanaFix - Instalação de ìsos

Gostou das ideias apresentadas aqui? Consulte um profissional da IguanaFix para transformar sua cozinha.

O piso ideal para sua cozinha – Parte 2: Cerâmica

IguanaFix - Instalação de Pisos

Na nossa série sobre revestimentos para o piso da cozinha, esta semana é a vez da Cerâmica. Esse tipo de piso está entre as primeiras posições na lista de revestimentos pelo seu alto nível de resistência e durabilidade. E também por ser um dos mais baratos.

IguanaFix - Instalação de Pisos

A diferença que existe entre a cerâmica e o porcelanato é a matéria-prima: o primeiro é feito de barro, enquanto o segundo, de minerais nobres. Isso justifica a diferença no preço entre eles. A cerâmica é um revestimento barato e também apresenta uma grande variedade de cores, tamanhos e texturas.

Como cozinha é um local que tem alto trânsito de pessoas e um risco maior de sujeira, seguimos na linha de sugerir os mais resistentes e fáceis de limpar. No caso da cerâmica, opte pela esmaltada, pois apresenta uma superfície mais lisa que as outras opções – antiderrapante e fosca. Sobre a resistência, lembre-se de optar por revestimentos com PEI entre 3 e 5 (nível de resistência contra riscos e manchas).

Na hora de limpar o seu piso de cerâmica basta um pano úmido, água e sabão neutro. Procure não deixar poças de água sobre ele, pois pode ocasionar manchas no seu piso.
Quando for comprar o seu piso de cerâmica, inclua umas peças extras, caso você precise trocar algum piso danificado. Às vezes, não se consegue mais a mesma textura ou cor que você havia instalado na sua cozinha no momento da reforma.

IguanaFix - Instalação de Pisos

Depois que você selecionar a cor e o estilo de cerâmica que deseja instalar na sua cozinha, não deixe de consultar os profissionais da IguanaFix para a instalação.

O piso ideal para sua cozinha – Parte 1: Porcelanato

IguanaFix - Instalação de Pisos

Chegou a hora de reformar a cozinha!

Um dos detalhes mais importantes a se pensar é o tipo de piso. Além da beleza é preciso pensar na resistência do piso e na praticidade para a limpeza. A cozinha é um verdadeiro laboratório de sabores, então algum líquido pode acabar caindo durante o processo de criação de um prato.

IguanaFix preparou uma série de posts sobre os diferentes tipos de revestimentos que podem ser usados no piso da cozinha, suas vantagens e desvantagens.O primeiro revestimento que vamos apresentar é o porcelanato.

Porcelanato

IguanaFix - Instalação de Pisos

É o queridinho dos arquitetos e dos clientes. Os principais motivos são alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de tons e texturas.

No mercado é possível encontrar o porcelanato em distintas cores, texturas e modelos. Há também opções que imitam outros materiais: madeira, cimento queimado, pedra, couro, tecido, metal, fibra natural etc. As cores escuras e texturas com aparência amadeirada transmitem conforto. As cores claras dão impressão de amplitude.

Algumas das aparências:

  • natural (sem polimento)
  • esmaltado
  • acetinado (fosco)
  • técnico (polido)
  • vitrificado (parecido com polido, mas é ainda mais resistente contra manchas)
  • rústico (antiderrapante)
  • slim (ultra fino)
  • e também com texturas em relevo

Uma das principais características desse tipo de revestimento é o PEI, que nada mais é do que o nível de resistência que o piso tem contra riscos e manchas, que vai de 0 a 5. O ideal é optar por porcelanatos que tenham entre 3 e 5 de PEI.

 

IguanaFix - Instalação e Pisos      IguanaFix - Instalação de Pisos

Na hora de definir o porcelanato para a sua cozinha, pense com carinho no esmaltado, no acetinado e no natural. Esses tipos são resistentes a água, mais fáceis de limpar, não gruda gordura e, quando bem conservado, tem uma alta durabilidade.

Depois de selecionar o porcelanato que combina com a decoração da sua cozinha, solicite o serviço de instalação de piso com a IguanaFix.