IguanaBlog

0

Como arrumar um carpete danificado?

IguanaFix 17/03/2014

Ter uma casa acarpetada é confortável, mantém a temperatura e compõe a decoração. Entretanto, acidentes podem ocorrer e rasgar o carpete ou manchá-lo com algum produto. Veja algumas dicas que podem consertar o problema ou transformar o piso da sua sala.

carpete3

Consertando carpetes comprometidos

No caso de manchas, a primeira ação, claro, é tentar limpar a mancha. Para isso existem diversos produtos específicos para carpetes, ou você pode usar alguns truques caseiros de limpeza (confira dicas abaixo). Quando o problema for um buraco, uma fenda ou uma parte descosida, você pode tentar reparar o fio solto ou tentar fiixar o pedaço que está descolado. Mas se o problema não puder ser solucionado com a primeira tentativa, outro recurso é substituir esse setor do carpete.

Ideias para arrumar carpetes rasgados ou descosidos

reparo de queimadura de cigarroDependendo da antiguidade do carpete, pode-se usar um pedaço do mesmo material, que certamente sobrou da instalação do carpete. Mas se o carpete já é mais antigo, substituir a parte danificada vai ficar notória. Sem problemas: solucionamos substituindo esse setor, e outro mais que vamos rasgar de propósito, com um carpete do mesmo material, mas de cor diferente.

Passos para substituir um setor do carpete

Para isso, cortamos o tecido com uma faca especial, retiramos com auxílio de uma espátula, lixamos e limpamos o piso de base e aplicamos o novo setor, a medida correta, com uma cola especial para carpetes. Você pode criar um padrão específico ou distribuir alguns setores de modo aleatório, para criar um design diferente.

tapete de onçaNão só podemos substituir por quadrados, círculos ou outros formatos de carpetes de caracteríticas similares, mas de cor diferente. Também podemos ousar com criações originais. Uma ideia é colocar pedaços de carpete de outro material, como tecidos com fibras naturais, ráfia, sisal, juta, tecidos de estofados, de acordo com o seu gosto.

O que pode parecer um problema, pode ser solucionado com ideias criativas, como estas que apresentamos. Se você não se sente seguro para instalar o carpete novo, você pode buscar um profissional competente para garantir o resultado final. Solicite aqui no Iguanafix e receba os orçamentos.

Truques para tirar manchas de carpetes

  • Manchas recentes: você pode aplicar um pouco de refrigerante. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque com um pano limpo, sem esfregar o carpete.
  • Manchas antigas ou secas: misture duas colheres (sopa) de detergente, 3 colheres (sopa) de vinagre e uma xícara de água quente. Aplique a mistura sobre a mancha e esfregue a mancha até dissolver. Depois, seque a área com um pano limpo.
  • Manchas de cerveja, chá, vinho, refrigerante e café: são removidos com aplicação alternada de detergente-vinagre-detergente-água. Entre cada uma das aplicações, seque a região da mancha com papel absorvente. A última aplicação deve ser de água para retirar todos os vestígios de sabão e vinagre.

Deixar um Comentário

Acessar sua conta

Não lembra sua Senha ?

Registar-se no site!