IguanaBlog

0

Como limpar o seu aquecedor de água?

IguanaFix 15/08/2014

Hoje em dia, muitas casas e apartamentos já contam com aquecedores de água elétricos ou a gás. Além de substituir o chuveiro elétrico, dependendo da instalação, pode levar água quente também para as torneiras dos banheiros e da cozinha.

Para garantir uma maior vida útil para o seu aquecedor, é preciso cuidar da manutenção e limpeza. Nós do IguanaFix, separamos algumas dicas para você, confira!

Termotanque 2

#1 Modelos elétricos: desligue a energia do aquecedor. Isso implica desligar um disjuntor ou remover um fusível do painel elétrico. Isso garante a segurança de que o aparelho não vai acender durante a drenagem da água.

Modelos a gás: gire o botão de controle da temperatura para a menor configuração ou “Piloto”. Feche a chave que controla o abastecimento de gás do aquecedor.

#2 Feche a entrada de água fria do aquecedor.

#3 Conecte uma mangueira de jardim na válvula de drenagem para retirar a água que está dentro do tanque. Antes, porém, abra as demais torneiras de água quente existentes em sua casa para liberar a pressão do interior do seu tanque.

#4 Abra a válvula e escorra toda a água. Retire a mangueira da válvula e drenagem e com um pedaço de arame, raspe o fundo do tanque. Feche a válvula de drenagem e abra a entrada de água para encher novamente o tanque do aquecedor.

#5 Repita o processo de esvaziar toda a água do aquecedor e enchê-lo até que a água que escorra pela mangueira esteja limpa.

#6Importante encher novamente o tanque do aquecedor de água. Para saber se a pressão do aquecedor está boa é interessante abrir todas as torneiras que recebem água do aquecedor e verificar se a água está chegando em todas elas.

#7 Somente depois disso, reconecte a energia ou abra a válvula do gás, de acordo com o modelo que você possui.No caso do aquecedor a gás, siga as instruções do seu aparelho para acender a chama do piloto e regular a temperatura.

Seu aquecedor está limpo e pronto para ser usado novamente. Os profissionais recomendam que essa manutenção seja feita uma vez por ano. Mas se ao limpar seu aquecedor você percebeu que havia muito sedimento no interior do tanque, realize essa limpeza mais de uma vez ao ano.

Deixar um Comentário

Acessar sua conta

Não lembra sua Senha ?

Registar-se no site!