Repagine seus móveis de madeira

IguanaFix

Dar uma nova cor para um móvel já velhinho parece muito fácil: basta escolher a cor, pintar, esperar que seque e colocar a peça de volta no lugar. Mas, algumas dicas podem ajudar que a pintura dure por mais tempo (quem sabe, ‘eternamente’). Por isso, preparamos algumas dicas que você vai querer seguir.

IguanaFix - reforma móveis

As dicas que nós listamos são para móveis de madeira maciça, assim podemos incluir em nossa decoração aquela cômoda que era da nossa avó, ou aquela mesa de centro que está na família há gerações.

Preparação

A primeira coisa que é necessário fazer antes de pintar uma peça é limpá-la bem, especialmente se ela ficou um tempo guardada em uma garagem. Retire todas as gavetas antes de pintar e trabalhe sobre elas separadamente.

Lixar

A seguir, lixe o móvel para retirar a tinta anterior e deixar a superfície lisinha, pronta para receber a tinta. Uma lixa média para madeira deve dar conta do trabalho. Se você for pintar com uma cor contrastante a cor anterior, não é necessário lixar até extrair toda a tinta da madeira. Apenas lixe para retirar o acabamento brilhante do seu móvel.

IguanaFix

Preparar o fundo

Depois que o seu móvel estiver seco e limpo, aplique uma camada de fundo preparador. Isso ajuda na aderência da tinta à madeira e cobre qualquer mancha ou descoloração da madeira.

Lixe novamente

Sim, é necessário lixar novamente! Utilizando uma lixa de madeira fina, lixe levemente o seu móvel entre cada uma das demãos que você aplicar de pintura. Isso ajudará para que sua peça tenha um acabamento mais profissional. Tenha certeza de que você removeu bem toda a poeira que fica ao lixar – um pano de limpeza funciona bem.

Na hora de pintar

Agora que você já tem o seu móvel lixado, com fundo preparador e pronto, é hora de pintar. Para móveis, uma dica seria optar por tintas latex para interiores, com acabamento semi-brilho. Deixamos essa recomendação porque as tintas com acabamento opaco mostram qualquer marca de dedo e imperfeição da pintura, além de ser mais difícil para limpar. Quanto mais brilhoso o acabamento, mais fácil é para limpar.

Aplique finas camadas da tinta escolhida e, repetimos novamente: lixe após cada demão de tinta! Esse cuidado é importante para atingir um acabamento impecável.Aplique de duas a três camadas no total.

InguanaFix

Para pintar há diferentes opções: com spray, com pincel ou com rolo. O ideal seria utilizar um rolo pequeno de espuma para cobrir as partes maiores do móvel e um pincel pequeno de cerdas duras para pintar os detalhes do móvel (curvas e pequenos desenhos) que são mais difíceis de alcançar. Comece pelos detalhes e depois aplique a tinta nas faces maiores. O rolo ajuda a evitar que as pinceladas fiquem visíveis.

Proteção

Depois de aplicar a última demão de pintura, espere 24 horas para que a tinta seque bem. Depois disso, o seu móvel está pronto para selar. A vedação da sua peça é importante, pois oferece proteção extra para o seu acabamento e também facilita a limpeza. Se você estiver usando tinta branca ou muito clara, não é recomendado utilizar poliuretano para selar, pois ele pode deixar a tinta amarelada com o passar do tempo. Para outros tons de cores, isso não ocorre. Você também pode optar por aplicar cera para móveis: aplique o produto escolhido e deixe secar por 15 minutos. Depois, é só polir com um pano até adquirir o brilho que você deseja. Depois de ter selado a sua cômoda, é aconselhável deixá-la sozinha por um ou dois dias antes de usá-la ou tocá-la.

IguanaFix

Recoloque as peças de metal que haviam no seu móvel (no caso de cômodas e móveis com puxadores) e pronto! Você já pode escolher o lugar em que vai posicionar o móvel que você acaba de reformar.

Se depois desse tutorial essa reforma parece um pouco complicada, ou está com pouco tempo para pintar , pode entrar em contato com profissionais em IguanaFix

Leave a Reply